Quem Somos

Quem Somos

Hamburger University

HISTÓRIA


O McDonald’s é internacionalmente reconhecido por valorizar e investir na qualificação e no aprendizado constante de seus funcionários e parceiros, além de oferecer condições para a construção de sólidas carreiras.

McDonald’s University (HU) foi uma das primeiras universidades corporativas do mundo e a primeira do setor de restaurantes. Foi inaugurada em 1961, em Illinois, no andar inferior de um restaurante McDonald’s, em Elk Grove Village. Nos anos 70, a universidade cresceu, mudou duas vezes de endereço, ampliou suas classes e passou a funcionar em Oak Brook, também em Illinois, ao lado da sede mundial da empresa. Com mais de 50 anos, a McDonald’s University se mantém fiel à missão de desenvolver talentos e difundir os pilares que fazem da marca um sucesso: qualidade de produtos e serviços, em um ambiente com rigorosos sistemas de limpeza, higiene e segurança alimentar, por um justo valor ao cliente. A instituição forma, em média, 5 mil pessoas ao ano. Ao todo, cerca de 120 mil alunos de mais de 120 países já passaram pelos cursos da Hamburger University desde a sua abertura. Por receber alunos de tantos países, os cursos da HU são oferecidos com tradução simultânea para 22 idiomas. O reconhecimento à McDonald’s University é tanto que o Conselho Americano de Educação aceita horas de cursos ministrados por ela como créditos válidos para graduação em universidades do país, na área de Administração. Além de Oak Brook, Illinois (EUA), as demais unidades da McDonald´s University estão localizadas em Tóquio, Japão; Londres, Grã-Bretanha; Sydney, Austrália; Munique, na Alemanha; Shangai, China; e em Barueri (SP), Brasil.

OAK BROOK, ESTADOS UNIDOS
HU Oak Brook, recebe estudantes de mais de 120 países. Para apoiar os estudantes ela oferece tradução simultânea em mais de 28 idiomas.

TÓQUIO, JAPÃO
A HU Japão é um centro de treinamento inaugurado em 1971, um mês depois de aberto o primeiro restaurante McDonald’s em Ginza, Tóquio. Recentemente, HU Tóquio introduziu sistema de “e-Learning” para que todos os empregados tenham uma educação autodirigida.

LONDRES, REINO UNIDO
HU Londres tem ofertas de treinamento para Bélgica, Dinamarca, Finlândia, Grécia, Irlanda, Países Baixos, Islândia, Itália, Malta, Israel, Noruega, Suécia, Suíça e Reino Unido. O corpo de professores oferece treinamento para mais de 2300 alunos a cada ano.

SYDNEY, AUSTRÁLIA
HU Austrália está situada em Sidney e atende os países da região da APMEA. Recentemente a Universidade mudou o nome para “Charlie Bell School of Management” em reconhecimento ao impacto do trabalho e influência positiva de Charlie no McDonald’s em todo o mundo. A Universidade foi aberta no ano de 1989. A cada ano prepara uma média de 5000 gerentes dos seguintes países Austrália, Nova Zelândia, Malásia, Indonésia, Filipinas, Singapura, Tailândia, Índia, África do Sul, Ilhas Fiji, Polinésia Francesa, Taiti, Coréia do Sul, entre outros.

MUNIQUE, ALEMANHA
HU Munique está localizada no mesmo edifício corporativo da Alemanha. Os cursos são disponibilizados em tradução simultânea em diversos idiomas (Croata, checo, alemão, húngaro, romeno, polonês e russo).

SHANGHAI, CHINA
HU China, a sétima McDonald’s University no Mundo, foi inaugurada em 2010 para ser o centro do treinamento de gerentes da Grande região da China, que inclui China, Taiwan, Hong Kong e Macau. Além de oferecer cursos do currículo core, eles têm uma escola de liderança, para prover treinamento para aprimorar as competências de liderança.

SÃO PAULO, BRASIL

No Brasil, é administrada pela Arcos Dorados, empresa que opera a marca McDonald’s na América Latina. Inaugurada em 17 de outubro de 1997, fruto de um investimento de R$ 7 milhões, a HU São Paulo já recebeu mais de 120.000 pessoas que participaram de cursos e atividades educacionais. Em 2011, a HU terminou uma renovação completa de seu campus no Brasil, bem como de seu currículo. O edifício, que reabriu suas portas como uma construção sustentável, recebeu em 2012 o selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). A nova oferta de cursos garante um processo de educação contínua para funcionários do McDonald’s e convidados, com turmas internacionais e alunos provenientes de todos os países da América Latina. A maioria dos cursos da McDonald’s University é dirigida a funcionários de diversos níveis gerenciais e de liderança, tanto dos escritórios quanto dos restaurantes. Franqueados e fornecedores do Sistema McDonald’s também podem frequentar os cursos da HU e a instituição oferece ainda atividades abertas à comunidade, estudantes e interessados em geral.

Missão

A missão da McDonald’s University é ser o polo de cultura organizacional de Arcos Dorados que oferece um processo contínuo de Educação à cadeia de valor, capaz de transformar conhecimento em resultados para o negócio.

Visão

+ Oferta de Treinamento + Talentos

+ Desenvolvimento de Carreira

+ Perspectiva de Longo Prazo

+ Rentabilidade para Arcos Dorados e McDonald´s

 

INSTALAÇÕES

INSTALAÇÕES

Localizada em Alphaville – SP, ao lado da sede do McDonald’s Brasil, a McDonald’s University da América Latina foi construída nos moldes da Hamburguer University, dos Estados Unidos. O prédio foi projetado pelo arquiteto Lélio Machado Raine e erguido em uma área de 3.500 m2.
A estrutura, que comporta o atendimento simultâneo a mais de 300 alunos, é composta por um auditório para 160 pessoas, o Centro de Nutrição McDonald’s, sala de acervo , salas para aulas e reuniões, área de convivência e cabines de tradução simultânea.
Há também três grandes salas de aula, com capacidade para 50 alunos cada, dotadas de avançados recursos tecnológicos (videoconferência e terminais).
A HU conta ainda com um campo de futebol, churrasqueira e uma academia de ginástica que contribuem para a integração de alunos, professores e funcionários.

CENTROS DE TREINAMENTO

CENTROS DE FORMAÇÃO ACADÊMICA

Pela ampla extensão do mercado operado pela Arcos Dorados, a estrutura de treinamento foi organizada em Centros de Formação Acadêmica Divisionais e regionais de acordo com a posição geográfica.
São mais de 20 unidades vinculadas à HU da América Latina presentes nas 4 divisões: Brasil, Caribe, Norte e Sul da América Latina. Como centro de excelência é responsável por dar suporte e providenciar a certificação destes centros Divisionais/Regionais.
Nas aulas que compõem os cursos ministrados nos CFA’s Divisionais, além de aspectos operacionais, são apresentados temas como Comunicação, Liderança, Delegação, Treinamento, Retenção de Pessoal e Incentivos, entre outros, que dão subsídios para que os gerentes e coordenadores possam administrar seus restaurantes com sucesso e ajudar a desenvolver os demais membros de suas equipes.

CENTROS DE TREINAMENTO

CENTRO DE NUTRIÇÃO

Para aprimorar ainda mais o conceito de responsabilidade nutricional, a McDonald’s University abriga o Centro de Nutrição McDonald’s.
O espaço tem o objetivo de centralizar e embasar todas as informações nutricionais sobre os produtos da rede, formar uma rede de nutricionistas, dar respaldo ao desenvolvimento de produtos e à produção de guias de nutrição e tabelas nutricionais, educar os públicos interno e externo sobre os alimentos e refeições oferecidos pela empresa e manter um canal direto de comunicação com mães, médicos e especialistas em nutrição.

EQUIPE / DOCENTES

Em 2015, a HU São Paulo passou por uma reestruturação que gerou uma nova forma de atuação:

Consultoria de Aprendizagem, com foco em: Curriculum, Corpo Docente e Alianças Educacionais

Consultoria de Tecnologia de Aprendizagem, voltada para: Tecnologia Educativa e Inovação & Tendências

Consultoria de Entrega de Aprendizagem, focada em: Logística, Infraestrutura e financiamento, no edifício de HU e com suporte aos Centros de Formação Acadêmica.

  • Igor Ferreira

    Igor Ferreira

    Reitor McDonald’s University – HU América Latina
  • Monica Pereira

    Monica Pereira

    Consultoria de Aprendizagem

     

    Equipe:

    Tess Greven
  • Juan Ignacio Martinez

    Juan Ignacio Martinez

    Consultoria de Tecnologia de Aprendizagem

     

    Equipe:

    Juan Luca
    Romina Rodriguez
    Ivana Deferrari
  • Josane Julião

    Josane Julião

    Consultoria de Entrega

     

    Equipe:

    Elizângela Dantas
    Raíssa Gonsaga

Docentes

Para McDonald’s, os cursos são parte do conjunto de atividades para a formação e especialização dos nossos gerentes, assim como um componente básico do plano de carreira em cada uma das áreas do Negócio, principalmente operações.

Os facilitadores dos Cursos do “Currículo Core” devem contar, preferencialmente, com carreiras operacionais, com finalidade para dominar os temas relacionados com a operação do negócio, em termos práticos e teóricos.

PROCESSO DE SELEÇÃO E FORMAÇÃO DOS FACILITADORES

Ser facilitador destes cursos deve ser considerado um privilégio importante para a carreira de qualquer profissional de Arcos Dourados.

A pessoa que exerce esta função deve estar muito bem integrada ao sistema McDonald’s e dar a devida importância ao processo de ensino, em especial à realização do curso.

O processo de seleção é ilustrado pela figura abaixo:

mc1

Ações Sustentáveis

Além de ser um centro difusor de conhecimento e uma referência em treinamento e desenvolvimento de lideranças, a HU da América Latina também desempenha um papel de destaque na área de sustentabilidade.

As novas instalações da HU foram organizadas para proporcionar o uso racional dos recursos naturais, seguindo um modelo estrutural mais eficiente.

Sustentabilidade
Sustentabilidade

Os vasos sanitários contam com válvulas para resíduos líquidos e sólidos, o que pode significar um consumo de água cinco vezes menor se comparado aos modelos convencionais. As torneiras também geram uma grande redução no desperdício de água até 55% menos do que as torneiras padrão.

Os equipamentos eletrônicos atuam com o sistema Energy, que aumenta o desempenho, e a iluminação conta com o sistema de LED para consumir menos energia com maior potência e vida útil. O mobiliário foi feito com madeira certificada e o carpete foi fabricado com desperdício mínimo de matéria-prima e energia. O projeto de iluminação, além de permitir vários formatos, dependendo da necessidade, prevê o uso racional, fazendo proveito da luz natural que entra nos espaços.

As paredes de todos os pavimentos, incluindo escritórios, sanitários e recepção, foram pintadas com tinta livre de metais pesados, produzida com baixa emissão de poluentes.

Atualmente executa práticas de sustentabilidade no manejo diário de suas atividades de desenvolvimento, só utilizando material reciclável em seus cursos, realizando a coleta seletiva de resíduos (lixos identificados em todas as áreas) e cumprindo o processo de descarte de pilhas, entre outras.

AÇÕES SUSTENTÁVEIS

Ações Sustentáveis
SUBSTITUIÇÃO DE MATERIAL IMPRESSO
A McDonald´s University do Brasil tem substituído materiais de papel por conteúdo em Tablets, economizando cerca de 100.000 folhas de papel por ano tornando mais fácil a atualização dos materiais utilizados em cursos e treinamentos.

O objetivo é trazer:
• Inovação
• Tecnologia e eficácia nos processos
• Melhor compreensão do valor da marca
• Sustentabilidade Economia

Arcos Dorados

Arcos DouradosNOSSA MISSÃO
Servir comida de qualidade, proporcionando sempre uma experiência extraordinária.NOSSA VISÃO
Duplicar o valor da Companhia, ampliando a liderança.NOSSOS VALORES
• Oferecemos qualidade, Serviço e limpeza aos nossos Clientes.
• Promovemos o espírito empreendedor
• Temos um forte compromisso com a nossa Gente
• Maximizamos a Rentabilidade das nossas operações
• Operamos o negócio em um ambiente Ético e Responsável
• Contribuímos com o desenvolvimento das Comunidades nas quais atuamos